segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Recomeçar é Preciso


Olá meus queridos (as),

Estou de volta conforme prometido, e desta vez em definitivo.

Uma semana se passou, foram 7 dias de angústia por ter a sensação de estar fazendo a mesma coisa de novo. É como se tivesse repetido de ano, na verdade eu nunca repeti mas eu fico imaginando a aquela sensação de atraso, é exatamente como estou me sentindo.

Estava dando uma olhada na net e encontrei uma blog que relata a vida de uma mulher que também busca perder peso de forma saudável.

O nome do blog é "Emagrecimento Saudável e Definitivo: Diário da Mya".

A blogueira está passando por um sufoco bem maior do que o meu, pois ela vem lutando para perder peso desde 2010, e até agora mal conseguiu perder 12 quilos. Na minha jornada eu cheguei a perder 16 quilos em 6 meses, e terminei recuperando 6 quilos.

Mas tinha uma frase que achei muito interessante no blog dela que me motivou bastante: "Não menos importante que começar, recomeçar é preciso!".

Esta frase me fez refletir que quando estamos em busca de nossos objetivos nós podemos recomeçar quantas vezes forem necessárias, só não podemos desistir.

Com relação aos números da semana, como eu já havia definido a nova meta para junho/2012, vou considerar esta fase como uma segunda etapa do processo, ou seja, na etapa anterior eu perdi 10 quilos.

Estou iniciando esta nova etapa com 116 quilos em 23 de janeiro de 2012 (post anterior), e daqui por diante estes serão os números que serão comparados.

Vamos aos números de hoje (30/01/2012):

Medidas
Início
Meta
Atual
Redução
Faltam
Peso
116 quilos
100 quilos
115 quilos
1 quilo
14 quilos
Quadril
1,18 cm
1,02 cm
1,17 cm
0,01 cm
0,15 cm
Cintura
1,28 cm
1,08 cm
1,25 cm
0,03 cm
0,17 cm
IMC
40,1
34,6
39,8
5,5
5,2

Por hoje é só meus amigos, um forte abraço e um grande beijo!

Rodrigo Santos

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Recaída


Olá meus queridos amigos (as),
Até que enfim o blog está de volta, e infelizmente não trago boas notícias.
O fim de ano chegou e eu aproveitei bastante, comi tudo o que tive direito, dei uma pausa na academia e já devem imaginar qual foi o resultado: 6 quilos em 2 meses!
Pois é caros amigos para ganhar peso é muito fácil e prazeroso, agora para perder...
Já estou sentindo os reflexos desta regressão no Programa de Educação Alimentar, estou mais cansado, as roupas voltaram a entrar com mais dificuldade, já sinto um incômodo nas costas próximo a bacia, tudo por conta do peso da barriga.
Mas eu não desisti dos meus objetivos, considero que esta recaída servirá de estímulo para continuar a minha luta contra a balança.

Então eu aproveito a oportunidade para comunicar que estou oficializando o meu retorno ao programa, e de hoje em diante vou correr contra o tempo.
Segue meus números na data de hoje (23/01/2012):
- Peso: 116 quilos (recuperei 6 quilos)
- Barriga: 1,35 cm
(recuperei 0,5 cm)
- IMC: 40,1
(recuperei 1,4 de massa corpórea) 
Aproveito também para divulgar a minha nova meta a ser atingida até junho/2012: Chegar aos 100 quilos.
Como havia falado no meu último post (20/10/2011), a atualização do post será realizada toda segunda-feira.
Agradeço aos amigos que estão me seguindo e me apoiando, vamos em frente para este mais novo desafio!
Um grande abraço!
Rodrigo Santos

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Voltei Recife, Foi a Saudade Que Me Trouxe Pelo Braço...


Olá meus queridos amigos e amigas, que saudade!!!

Estou de volta depois de exatos 90 dias, e vou justificar para vocês o motivo da minha ausência.

Depois que me mudei fiquei sem internet por quase 2 meses, e consequentemente impossibilitado de atualizar o blog.

Após a instalação da net surgiram vários eventos que também me impediram de continuar postando.
 
Mas o mais importante de tudo é que, mesmo sem estar atualizando o blog eu continuo em busca do meu objetivo, que é chegar aos 100 quilos até dezembro deste ano.

A minha vida ultimamente está muito corrida, e infelizmente não poderei continuar atualizando o blog com a mesma frequência de antes, mas prometo que a partir de agora vou postar pelo menos uma vez por semana.

Podem conferir o blog com novos posts toda segunda-feira, pois o mesmo vai ser atualizado nos fins de semana. PALAVRA DE ESCOLTEIRO!
 
Mas vamos ao que todos estão esperando e ansiosos para saber: Quantos quilos eu perdi desde o início do programa?

Para facilitar criei uma tabela para melhor visualização, seguem os números:
Medidas
Início
Meta
Atual
Redução
Faltam
Peso
126 quilos
100 quilos
110 quilos
16 quilos
10 quilos
Quadril
1,29 cm
1,02 cm
1,12 cm
0,17 cm
0,10 cm
Cintura
1,35 cm
1,08 cm
1,18 cm
0,17 cm
0,10 cm
IMC
43,6
34,6
38,1
5,5
3,5

O melhor de tudo é que consegui sair da classificação de OBESIDADE GRAU 3 (EXTREMO) para OBESIDADE GRAU 2 (MUITO ALTO), uma ótima conquista levando em consideração a redução dos riscos, porém, ainda com que o percentual tenha reduzido os riscos de doenças continuam.

Para um melhor entendimento de todos, o médico Dráuzio Varella explica:

OBESIDADE GRAU 3: O risco de desenvolver doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes, reumatismos, câncer, apneia do sono, hipertensão e outros problemas cardiovasculares chega a até 90%. Nesse estágio, a cirurgia de redução do estômago pode ser indicada. Procure orientação médica imediatamente.

OBESIDADE GRAU 2: O risco de desenvolver diabetes chega a 40%, e a chance de surgirem doenças associadas à obesidade, como reumatismos, câncer, apneia do sono, hipertensão e outros problemas cardiovasculares pode chegar a 50%. Procure orientação médica.

Segue a tabela do IMC - Índice de Massa Corpórea:

IMC ( kg/m2)
Grau de Risco
Tipo de obesidade
18 a 24,9
Peso saudável
Ausente
25 a 29,9
Moderado
Sobrepeso ( Pré-Obesidade )
30 a 34,9
Alto
Obesidade Grau I
35 a 39,9
Muito Alto
Obesidade Grau II
40 ou mais
Extremo
Obesidade Grau III ("Mórbida")

É isso meus amigos, faltam 10 quilos para conquistar meu objetivo do programa para 2011, e ainda restam pouco mais de 2 meses, não sei se vou conseguir pois mesmo fazendo exercícios diários (caminhando e correndo alternadamente na esteira) eu não consigo deixar de tomar a minha cervejinha do fim de semana, e ainda por cima as vezes dou uma fugidinha da dieta.

Mas estou convicto que, ainda que eu não consiga perder o peso esperado até o fim do ano, o importante é continuar perdendo, sempre perdendo, pois a minha vida sedentária de antes vai servir sempre de lembranças para continuar me motivando a não voltar atrás.

Vamos sempre em frente!

Forte abraço para todos, e até segunda!

Rodrigo Santos

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tô Feliz, Tô Legal, Tô de Bem Com a Vida!



Meus queridos amigos e amigas!

Para comemorar o DIA DO AMIGO, gostaria de compartilhar com vocês este momento especial que estou vivendo. Depois de 22 dias de muita força de vontade e determinação, eu consegui bater a minha meta que estava prevista para o dia 28 de julho. É lógico que não teria conseguido sem o apoio de vocês, meus amigos!

Eu havia combinado que só iria divulgar as medidas no último dia desta primeira etapa, mas em virtude da cobrança de muitos amigos que seguem o blog diariamente, eu não posso deixar de atender.

Me sinto muito feliz em poder compartilhar esta notícia com vocês, até porque eu confesso que no início do programa não tinha tanta certeza se iria conseguir perder o esperado, imaginava perder no máximo 5 quilos e olhe lá, mas hoje estou confiante que ao final do programa posso perder mais do que estava previsto.

Vamos aos números, comparados ao início do programa:

- Peso: 120 quilos (perdi 6 quilos, eu consegui!)
- Barriga: 1,30 cm (perdi 0,5 cm, um bom começo!)
- IMC: 41,5 (perdi 2,1 de massa, vamos em frente!)

Bom meus amigos, eu só tenho a agradecer a confiança depositada em mim, fico muito feliz por terem acreditado, por se importarem comigo e agradeço especialmente aos que me ajudaram diretamente para a conquista deste objetivo.

Mas não pensem que só porque eu atingi meu objetivo inicial vou parar por aqui não viu! Agora é que vai começar a parte mais difícil, a perda agora vai ser mais lenta, mas o importante é perder, sempre!

Minha alimentação de hoje:

Dia 20/07/2011:

* Café da Manhã =
 1 copo suco de laranja sem açucar, 2 fatias de pão integral com manteiga light e 1 fatia de presunto de peru light
* Lanche da Manhã = 1 laranja cravo
* Almoço =  peito de frango gelhado, macarrão branco sem molho, feijão macassa e molho vinagrete
* Lanche da Tarde = 1 maçã verde
* Jantar = 1 copo de suco de limão sem açucar e 2 torradas integrais com requeijão light
* Ceia = Infelizmente nada

Bom meus amigos, um forte abraço e mais uma vez obrigado pelo apoio!

Rodrigo Santos

terça-feira, 19 de julho de 2011

E no Subway, pode?



Olá meus amigos e amigas do coração!

Sempre em busca de uma alimentação saudável, mas também procurando variar o cardápio para não enjoar, na semana passada postei sobre comer em fast food por conta da correria, que muitas vezes nos impossibilita de comer no horário certo.

E vi que o Mc Donalds deverá ser a última opção, pois a quantidade de calorias do sanduíche comparado ao sanduíche do Subway é absurdamente elevado, sem falar no preço.

O sanduíche que geralmente consutmo comer no Subway está na promoção por R$ 4,95, é o famoso Baratíssimo, ele tem baixa caloria e é muito saboroso. Eu sempre monto o sanduíche da seguinte forma:

- Pão integral, peito de frango, queijo prato, tomate, alface, cebola, pimentão, azeite, vinagre, orégano e molho parmesão.

É uma delícia, e sabe quantas calorias? 315 kcal!

Comparado ao sanduíche similar da Mc Donalds (Chicken Classic Grill), ele ganha em todos os quesitos:

Sabor:
- Mc Donalds = 9,0
- Subway = 10,0

Preço:
- Mc Donalds = R$ 9,50
- Subway = R$ 4,95

Calorias:
- Mc Donalds = 425 kcal
- Subway = 315 kcal

Só tem um pequeno detalhe com relação ao quesito "Preço", a loja do Subway mais próxima fica no Shopping Tacaruna, logo tenho o custo do estacionamento (R$ 4,50), mesmo assim saio no lucro com R$ 0,05!!!

Segue minha alimentação:

Dia 19/07/2011:

* Café da Manhã = 1 copo suco de laranja sem açucar, 2 fatias de pão integral com manteiga light e 1 fatia de presunto de peru light
* Lanche da Manhã = 4 bolachas integrais
* Almoço =  O delicioso Subway detalhado acima
* Lanche da Tarde = 4 bolachas integrais
* Jantar = 1 copo de suco de limão sem açucar e 2 torradas integrais com requeijão light
* Ceia = 1 laranja cravo

Por hoje é só meus amigos (as), até amanhã!

Rodrigo Santos